Abril, maio, junho 2020.

POR TRÁS DA MÁSCARA

Mesmo não tendo casa nem água para fazerem o que mandam os médicos, muitos moradores de rua estão tentando colaborar e se engajando na campanha para conscientizar a galera. O poder público, ao contrário, reduziu o atendimento e até fechou o abrigo Bom Jesus. O coronavírus serve como máscara para fazerem o que já queriam fazer.

  • Alcool 7 campos não imuniza – p.2
    Ficar em casa e lavar as mãos. Estes dois conselhos para se proteger do coronavírus são impossíveis para o povo da rua. Isso sem falar que a maioria possui imunidade baixa devido a vários problemas de saúde como desnutrição, HIV e tuberculose. Talvez por isso, muitos preferem acreditar que morador de rua está protegido, até mesmo pela cachaça que toma…
  • Coronavírus e necropolítica – p.3
    (Trechos do artigo acadêmico “População de rua, coronavírus e necropolítica”, assinado por Patrice Schuch, Caroline Silveira Sarmento e Calvin Da Cas Furtado, apoiadores do  Boca).
  • “Fica em casa! Que casa?” – p.4
    No dia em que fomos fazer a essa reportagem para avaliar as mudanças nas estruturas municipais, a cidade se encontrava na sua primeira semana de “quarentena” e o atendimento aos moradores de rua já estava se adaptando.
  • Jornal Boca de Rua participa de rede solidária à PopRua – p.5
    Representantes do jornal Boca de Rua participaram de uma reunião intersetorial com outras entidades que atuam junto à população em situação de rua em Porto Alegre e região metropolitana, realizada no último dia 19 de março de 2020.
  • Distância é importante – p.6-7
    A médica e professora do bacharelado em Saúde Coletiva da UFRGS Maria Gabriela Curubeto Godoy organizou um material sobre o coronavírus especialmente para uma reunião com os integrantes do jornal Boca de Rua, realizada em 17 de março.
  • Máscaras para toda e todos – p.8
    o. Existem várias iniciativas na cidade de pessoas que costuram e doam máscaras para populações de rua e trabalhadores autônomos, catadores, servidores de hospitais e postos de saúde, entre elas a Cooperativa de Costureiras Unidas Venceremos (Univens).
    As máscaras evitam que as gotinhas de saliva saiam da boca da pessoa contaminada e também protegem quem não tem o vírus. Mas elas têm alguns problemas para moradores de rua…
  • Ideias luminosas – p.9
    O coronavírus está castigando a população de baixa renda, mas nem tudo é ruim neste momento. Tem muita gente boa ajudando.
  • Pela primeira vez na história – p.10
    Depoimento de Veridiana Farias Machado, servidora pública integrante do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre -SIMPA e do Movimento Nacional da População de Rua – MNPR.
  • “Paramos o vírus antes que ele nos pare!” – p.11
    Relato de Alex Cardoso, representante da Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis da Cavalhada (ASCAT), da Central de Cooperativas de Catadores de Porto Alegre e Região Metropolitana – Rede CATAPOA, da Equipe de Articulação Movimento Nacional das Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR).
  • Em situação de resistir – p.12
    Poema de Diogo Macedo, integrante do Boca.